Congelar Alimento Sem Segredo
Bem vindo ao mundo do congelamento!
Hoje em dia é difícil achar alguém que não viva na correria. E nesse dia a dia frenético, a alimentação natural, aquela comidinha saudável feita todos os dias, sai de cena e dá lugar para o que é mais prático: congelar alimentos. Vai dizer que você não recorre a esse tipo de comida pelo menos uma vez por semana? Pensando nisso, temos dicas incríveis e inspirações para você congelar sem segredos, que vão deixar seu dia a dia mais prático e fácil.
O congelamento é uma maneira bastante conveniente e fácil de conservar os alimentos. Convidamos você para navegar nesse universo do congelamento com a Tupperware e descobrir os segredos para facilitar ainda mais sua rotina, no Guia de Congelamento que não vai te ensinar apenas congelar, mas sim te mostrar um mundo de oportunidades no freezer!
Frutas e legumes frescos possuem enzimas que causam deterioração e comprometem a qualidade do alimento. Em geral, o processo de congelamento retarda significativamente todos os processos químicos e microbiológicos que deterioram os alimentos. Visando manter o teor nutritivo das frutas e legumes, é essencial congelá-los quando estiverem no pico da maturação. Para manter frutas e legumes em boas condições, é necessário bloquear as enzimas que causam apodrecimento. Como congelar • Tenha os seus legumes preferidos prontos no seu freezer para combiná-los em suas receitas. Você gastará menos tempo no preparo. • Congelar legumes é uma das melhores maneiras de reter seus nutrientes e sabores, quando feito de maneira adequada. • Sempre selecione legumes de alta qualidade com máximo sabor e textura. Isso irá assegurar a boa qualidade quando congelados. • Se você estiver colhendo os seus próprios legumes, recolha-os pela manhã quando ainda está fresco e os congele o quanto antes. • O segredo por trás de excelentes resultados com legumes congelados é branqueá-los antes de levá-los ao freezer.
O que não congelar? Existem alimentos que devido a sua estrutura e quantidade de água não são bons de congelar.
Não congelar: • Legumes utilizados em saladas cruas como alface, pepinos, agrião, rabanetes, aipo e etc. • Preparos a base de ovos como claras cozidas, merengue e cobertura de clara de ovo. • Caldas com leite podem ter seus ingredientes separados. • Maionese. • Gelatina. • Sal. • Batatas cruas. • Fermento exposto a baixa temperatura perde seu efeito.
Tempo de congelamento Por quanto tempo posso armazenar alimentos congelados?
O prazo de validade de alimentos congelados irá variar de acordo com o tipo de alimento, a qualidade do produto antes de ser congelado e se o alimento foi preparado e armazenado corretamente. Estes são os tempos aproximados que podem ser usados como referência para o tempo que você pode armazenar alimentos no freezer. ALIMENTO / PRAZO (-18ºC) MESES Frutas e legumes / 8 - 12 meses Aves / 6 - 9 meses Peixes / 3 - 6 meses Carne Moída / 3 - 4 meses Carne curada ou processada / 1 - 2 meses
Para branquear, você precisa apenas de uma Múltipla. • A regra geral para a quantidade de água é até cobrir os legumes • Para obter um branqueamento uniforme, é melhor fazê-lo em quantidades pequenas. • Durante o branqueamento é fundamental seguir o tempo correto de acordo com o legume. Quando o tempo é muito curto, as enzimas não são bloqueadas, mas sim estimuladas, e os resultados serão piores do que antes do branqueamento. Se o tempo for muito longo, há perda de sabor, textura e nutrientes. Passo a passo de branqueamento de vagens: 1. Coloque as vagens no escorredor da Múltipla, cubra-as com água fervendo, tampe na diagonal e deixe por 8 minutos. 2. Destampe, escorra e passe em água gelada, para proporcionar um choque térmico e parar de cozinhar. Seque as vagens, armazene na Espaçosa e leve ao freezer. Dica: Sempre acrescente uma colher de sal na água ao branquear legumes, isso ajudará a reter os minerais!
Aqui você vai encontrará outras dicas e tudo sobre congelamento! Um mundo de oportunidades Tupperware dentro do seu freezer. #CongelarSemSegredo